O QUE EU JÁ ESCREVI?

PESQUISE NO BLOG

terça-feira, 24 de março de 2015

O que se come na Itália?

Ao longo desses quatro anos, muitas vezes, numa conversa informal com amigos e parentes brasileiros ou mesmo através do youtube vem a pergunta que não quer calar: "E o que é que se come na Itália?" Confesso que sempre achei difícil explicar o que se come por aqui porque a comida é diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil, embora seja possível encontrar também comida brasileira. 

No vídeo abaixo, mostro um pouquinho de um almoço tipicamente italiano que eu e o Francesco fizemos em uma trattoria bem simples que fica em Porto Recanati.





Uma coisa importante que devemos saber sobre a comida na Itália é que uma refeição num restaurante é composta de primeiro prato (primo), segundo prato (secondo), bebidas que normalmente são água ou vinho apesar de encontrarmos também as opções de refrigerantes (bibita gassata) e sobremesa e café. 

A minha maior dúvida sempre foi (e acho que sempre será) com relação ao primeiro e segundo pratos. Toda vez que vou à um restaurante tipo self-service, me vem uma tentação imensa de fazer como no Brasil e colocar tudo no mesmo prato. Mas aqui as coisas são diferentes. Na maioria dos restaurantes o primeiro prato custa um valor e o segundo prato custa um outro valor. Então não é possível fazer "à brasileira".

Os primeiros pratos normalmente são massas ou arroz. Macarrão e lasanha entram na categoria de primeiro prato.
Já o segundo prato normalmente é composto de uma carne e verduras ou legumes. 
Normalmente (para facilitar a nossa vida) os restaurantes separam no menu o que é primeiro prato e o que é segundo prato. Assim fica mais fácil "separar o joio do trigo". 

Espero que tenham gostado. Deixe também a sua opinião em um comentário aqui abaixo.

Beijos,

Larissa.