7 anos vivendo na Itália...

No dia 28 de fevereiro deste ano eu completei 7 anos vivendo na Itália! Isso com certeza me trouxe reflexões sobre quem eu era quando cheguei aqui e o que me tornei depois de passar por essa experiência.

Quem eu era...

Em 2011 eu tinha 29 anos, trabalhava em uma empresa de seguros e gostava muito do trabalho que fazia. Era independente, sustentava a minha casa mas minha vida era do trabalho para casa e da casa para o trabalho. Logo que conheci o Francesco (hoje meu marido), comecei a sonhar com uma vida mais ou menos parecida com a que eu tinha composta de casa, trabalho + uma linda família.

Depois de quase 2 anos nos falando pela internet, uma visita minha à Itália e uma visita dele ao Brasil, decidimos que queríamos ficar juntos, casar e finalmente formar a nossa família.

Cheguei à Itália com duas malas de 32kg cada uma, algum dinheiro e muita determinação em conseguir um emprego e começar logo a vida com  a qual eu tinha sonhado.

O início (como todo início?) não foi nenhum um pouco fácil. Tive que aprender a língua em tempo record. Aprendi. Mesmo assim levei 6 meses para conseguir meu primeiro emprego que foi como garçontete e foi um desastre. Contei sobre isso aqui e aqui .

Depois com o tempo (muito tempo aliás) fui atendente de call center (contei sobre isso aqui e aqui), atendente numa peixaria(para ler sobre isso clique aqui e aqui) e embalei malas em papel film no aeroporto da cidade(também falei sobre isso aqui e aqui). À parte o call center que tinha mais ou menos a ver com o trabalho que fazia no Brasil, os outros foram trabalhos que quando estava no Brasil eu nunca tinha sonhado em fazer. Mas sabem como é... as oportunidades apareceram, era pegar ou largar e eu peguei. 

Enquanto ia vivendo minhas experiências por aqui, procurava escrever aqui no blog e fazer vídeos para o canal do Youtube para que outras pessoas também pudessem ter idéia de como é a vida de um imigrante dia-à-dia (coisa que na época eu procurei no Youtube mas não encontrei).

Em 2014 engravidei e em 2015 tive a Melissa. Foram as experiências mais lindas que tive na vida, mas também sou clara quando me perguntam sobre maternidade: "É lindíssimo ser mãe. Mas também é dificílimo na mesma proporção em que é lindo."

Quem eu me tornei...

Agora em 2018 sigo tentanto me encontrar, encontrar meu caminho, encontrar um trabalho que me faça feliz, ser boa mãe, boa esposa.

Depois de todas as experiências que vivi aqui sou uma mulher feita. Atualmente estou com 36 anos. Me sinto muito mais madura, mais cautelosa, mais reflexiva, extremamente realista, talvez até um pouco mais medrosa que a Larissa de 2011. Porque quem não arrisca não petisca. Mas todo risco envolve perdas e ganhos.

Um beijo à todos,

Larissa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As italianas se vestem assim

Vida na Itália: Pão francês na Itália. Existe?

Vida na Itália: As curiosidades de uma casa italiana